segunda-feira, 7 de outubro de 2019
O que querem os que criticam Bolsonaro?
A constituição de 1988 criou no Brasil um sistema com apenas 2 poderes: legislativo e judiciário. Neste sistema o presidente é figura decorativa.
Ocorre que desde então o sistema deu um jeito de conferir poder ao presidente, qual seja, o presidente era o encarregado de repartir o bolo da corrupção entre partidos e políticos, e assim ficava poderoso, pois todos queriam agradá-lo para pegar um naco maior do bolo.
Foi somente a posse de Bolsonaro na presidência, 30 anos após a constituição, que evidenciou ausência de poderes da presidência da república.
Agora Bolsonaro está sendo atacado por seus apoiadores (tenho dúvida se são mesmo apoiadores). Atacam Bolsonaro por não ser mais duro com congressistas e ministros do STF.
Bem, como Bolsonaro não possui nenhum poder real, ser mais duro com congresso e STF implicaria apenas o início de uma briga de lavadeiras que serviria apenas para travar o país. Não traria nenhuma consequência benéfica.
Então, dentro das regras do jogo, o que querem esses supostos apoiadores?
Eu sempre deixo claro aqui no blog o que eu quero, com todas as letras: acredito que a democracia é um sistema vencido, e a escolha que nos cabe é se morreremos abraçados com ela, ou se iremos para uma solução intermediária até que alguém pense num regime melhor. Só que neste caso Bolsonaro precisaria virar a mesa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário