Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A ignorância domina o mundo

O regime comunista norte-coreano não produz praticamente nada exportável. Contudo, precisa de moeda forte para pagar pelos bens de luxo importados que são consumidos por sua aristocracia. Como conseguir moeda forte, então?

Eram basicamente dois caminhos:

1) A Coréia do Norte vende segredos de tecnologia nuclear a quem puder pagar por eles;

2) Durante muitos anos o governo norte-coreano deu golpes anuais de centenas de milhões de dólares nas maiores seguradoras do planeta.

O golpe anualmente aplicado nas seguradoras era bizarro, mas elas caíam. Quem quiser mais detalhes sobre o golpe pode ler em Fuga do Campo 14, à venda nas livrarias.

Após anos perdendo centenas de milhões de dólares para o governo coreano as grandes seguradoras mundiais começaram a desconfiar que havia algo errado, e foram desacelerando suas operações com os comunas, até parar de operar.

Um dos norte-coreanos que operava o esquema de fraude para o governo acabou fugindo para a Coréia do Sul. Quando foi entrevistado, perguntaram para eles como essas seguradoras concordavam em fazer negócios com um país como a Coréia do Norte, sem lei, sem regras, sem mercado. Qualquer negócio feito com a Coréia do Norte, mesmo que não fosse fraude, seria de alto risco. Segundo o entrevistado, os mega-executivos das mega seguradoras, que autorizavam a realização dos negócios, não sabiam:

1) Que a Coréia do Norte é uma tirania comunista;

2) Achavam que Coréia do Norte e Coréia do Sul fossem um país só.

É mole?

Nenhum comentário:

Postar um comentário