Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A popularidade de Dilma

Acabei de ler na internet: "popularidade de Dilma sobe". Não entrei na notícia para ler os detalhes.

Mas se quisermos compreender a "qualidade" da pesquisa, e da tal popularidade, e o ponto em que chegou a democracia brasileira, imaginemos que a pesquisa fosse assim:

Pesquisador: o senhor/senhora sabe citar alguma realização do governo Dilma?

Pesquisado: não.

Pesquisador: o senhor/senhora sabe informar quantas promessas de campanha foram cumpridas por Dilma em seus primeiros 15 meses de mandato?

Pesquisado: Não.

Pesquisador: como o senhor/senhora avalia as medidas econômicas do governo Dilma?

Pesquisado: Boas.

Pesquisador: o senhor/senhora sabe citar alguma medida econõmica do governo Dilma?

Pesquisado: não.

Pesquisador: o senhor/senhora sabe quem é Ideli Salvati?

Pesquisado: não.

Pesquisador: Como o senhor/senhora avalia o governo Dilma? Ruim, bom ou ótimo?

Pesquisado: Ótimo!


Evidentemente, as primeiras perguntas não são feitas aos pesquisados, apenas a última. Mas se fossem feitas, algum leitor acredita que as respostas seriam diferentes das que apresentei aqui?

Todos nós que temos um pouco de discernimento sabemos que o governo Dilma é de ficção, não realiza nada e, pior, não tem nem idéia de como enfrentar a crise econômica que se avizinha. As medidas que apresentaram até agora servem apenas para levar o Brasil ... de volta aos anos 80.

Mesmo assim, com o governo sendo péssimo, e com a população não sabendo absolutamente nada a respeito do governo, ele é avaliado como "ótimo". E por que é assim? Porque desde o dia em que Lula tomou posse, lá em 2003, o conjunto da imprensa martela diariamente nas nossas cabeças que o governo é ótimo. O povo, sem qualquer capacidade crítica, sai apenas repetindo, cheio daquele tipo de convicção que só a ignorância garante. Meu pai, udenista e lacerdista, acha que Lula foi um ótimo presidente. O mesmo vale para Dilma. Ora, Lula e Dilma são uma espécie de anti-Lacerda. Mas a RBS diz que o governo é bom. E ponto.

Mas acho que isso ainda não é o pior. O presidente poderia eventualmente ser um não-petista (não acredito que viverei para ver isto, mas vale para fins de hipótese), e poderia estar fazendo um excelente trabalho - reformas estruturais, investimentos (reais) em infraestrutura, redução da máquina administrativa, etc. O conjunto da imprensa diria que o governo é ruim (para eles, governo bom só de for de companheiro), e o mesmo pesquisado que diz que Dilma é "ótima" diria que o governo é "ruim".

A isso se resume a democracia brasileira.

Futuro para este país? Só acredita em futuro por aqui quem vive no mundo de fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário