Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Até onde vai o trabalho do advogado?

Esta história de julgamento do mensalão e de prisão dos mensaleiros é uma grande farsa, mas não no sentido de farsa defendido por Lula (o mesmo Lula que em 2005 foi à TV para admitir a existência do esquema e dizer "fui taído"). É uma farsa porque a corrupção hoje é muito maior que em 2005, só que menos ingênua. É uma farsa porque os mensaleiros não ficarão na cadeia. Dar-se-á um jeito para que saiam. Se não for possível que saiam dentro da lei, terão que aguardar um pouco até o PT fotalecer mais o regime bolivariano e tirá-los de lá na marra.

Mas enquanto o regime bolivariano não se fortalece, seguimos vivendo a ilusão de que estamos num regime democrático e de respeito às leis. E é neste contexto que coloco a pergunta do título - até onde vai o trabalho do advogado?

Quando estudei direito me disseram que era trabalho do advogado defender o seu cliente, com todas as forças, dentro do processo. Mas parece que os advogados milionários contratados pelos mensaleiros não seguem esta regra, seu trabalho vai além do processo. E inclui ficar axincalhando o STF e o devido processo legal, contribuindo de certa forma para apressar a implantação de um regime onde ... não existirão advogados. Pelo menos advogados livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário