Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Propina na Prefeitura de São Paulo

O escândalo do momento é o caso dos fiscais da prefeitura de São Paulo, que recebiam propinas de empresas. Infelizmente, fiscais recebendo propina não é incomum. Se alguém tivesse interesse em descobrir quem recebe propina, bastaria observar o padrão de vida dos fiscais. Todos os fiscais públicos, em todos os níveis de governo, ganham MUITO menos do que eu ganho, mas muitos (dos que eu acompanho) possuem padrão de vida MUITO superior ao meu.

No presente caso já tem até empresa confessando a propina, incluindo gigante multinacional que, em tese, deveria se pautar pelo menos pelo próprio código de ética. Mas vem na linha do que eu já escrevi, em muitas empresas o tal código de ética é só uma bobagem para ser emoldurada e pendurada na parede, a empresa não tem a menor intenção de segui-lo.

Mas o ponto que me interessa aqui é outro. Empresários e fiscais achavam que estavam se dando bem. Tolinhos, no Brasil atual o PT sabe de tudo, e tem todo mundo na mão. O partido tem o poder de usar ou não usar as informações que possui. No presente caso, o aumento de IPTU promovido pelo PT em São Paulo estava pegando mal, rendendo manchete, gerando indignação. Precisavam de algo forte para afastar o IPTU das manchetes. Foram até os seus arquivos (ah, se pudéssemos ter acesso aos arquivos...), avaliaram os casos que tinham, e tiraram de lá um com potencial de ocupar manchetes por um bom tempo. Alguém lembra do aumento do IPTU?

Nenhum comentário:

Postar um comentário