Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

A inviabilidade econômica da guerra

Ou: derrotado, mesmo na vitória.

Conversava com um conhecido judeu (residente em Israel) e fiz uma observação sobre a qual ele nunca havia refletido. Ou seja, que Israel sai derrotado das guerras mesmo quando vence. Isto porque Israel mobiliza dezenas de milhares de soldados, utiliza equipamentos de última geração, mísseis, escudos aéreos, etc., ou seja, cada escaramuça com o Hammas não custa menos de algumas centenas de milhões de dólares. Desta forma, mesmo perdendo o confronto, o Hammas vai exaurindo financeiramente o estado de Israel.

Hoje li as notícias sobre o ataque americano ao Isis. O companheiro Obama fez o que pôde para retardar o ataque, mas acabou não conseguindo segurar mais mediante a pressão de todos os lados.

Vi várias estimativas de número de mortos, mas na média das que vi ficou em 50.

Mas quanto custou o bombardeio desta noite? Dezenas de caças de última geração, armados com bombas inteligentes, outros tantos bombardeiros. Uma quantidade de mísseis Tomahawk (cada um custa 1 milhão de dólares).

Ou seja, apenas o bombardeio desta noite não saiu por menos de algumas dezenas de milhões de dólares, o que dá quase 1 milhão de dólares para cada inimigo morto. Não precisa ser muito inteligente para perceber que a este custo os EUA se inviabilizaram belicamente. E sairão derrotados, mesmo que vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário