Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Capitalismo de ignorância

Num dos textos abaixo, o autor fala que a atual campanha eleitoral mira exclusivamente a ignorância do povo. E em cima desta ignorância um grupo político consegue se dar bem. Evidentemente, quando no poder este grupo político utilizará todos os instrumentos à sua disposição para produzir mais ignorância e, consequentemente, mais votos para eles nas próximas eleições.

Qual será o fim deste processo? Não sei, talvez o planeta dos macacos imaginado nos filmes comece a acontecer na prática aqui no Brasil e em algumas gerações nós, humanos, seremos servos dos macacos...talvez não seja tão ruim quanto ser servo do PT...

Mas o problema é que o buraco é mais embaixo. Além da política, o próprio capitalismo no país funciona basicamente em cima da exploração da ignorância alheia. Tomemos as grandes empresas, bancos, operadoras de telefonia, operadoras de planos de saúde, etc., todas mentem descaradamente, e ganham caminhões de dinheiro explorando o gigantesco oceano de ignorância que é a população brasileira.

Quem vai querer mudar esta situação?

E quem consegue perceber esta situação acaba tendo somente três alternativas:

- Aliar-se aos exploradores e faturar bem;
- Deixar o país; ou
- Entrar em depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário