Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Comunistas

A Veja desta semana traça 3 possíveis cenários para o futuro próximo da economia brasileira.

Contudo, o que Veja deixa de levar em consideração na sua análise é o fato de estarmos em processo de bolivarianização. Ou seja, é provável que não venhamos mais a nos tornar atraentes para investidores. Ou qual investidor se sente atraído por investir na Venezuela? Que fato poderia vir a nos tornar atrativos, o controle social da mídia?

Nem Veja, nem economistas, nem bancos levam o "fator" bolivariano em consideração, quando preparam suas projeções. Falham, na minha maneira de ver.

"Ah, mas quando a crise se aprofundar nós acabaremos por nos livrar dos bolivarianos", pensam muitos. Se é assim, por que Cuba, Venezuela, Bolívia e Argentina não se livraram de seus bolivarianos?

Os bolivarianos são artistas. No programa do PT, que irá ao ar em agosto, dirão que a situação está difícil, mas que era muito pior no tempo de FHC (o advogado de defesa do PT). E o respeitável público vai acreditar. Ou seja, a economia pode afundar, afundar, e os petistas sempre dirão (e convencerão) que com os outros era/seria pior. E dirão que com eles, comunistas, o paraíso está logo ali na frente, bastando só um pouco mais de sacrifício para chegar lá.

É uma estratégias antiga dos comunistas. Enquanto Mao matava dezenas de milhões de fome na China, seu governo dizia ao respeitável público: "não reclamem, pois nos países capitalistas as pessoas comem muito menos que vocês".

Nenhum comentário:

Postar um comentário