Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Regulação

Li na Veja.com ontem que as novas normas da ANP podem levar até 16 mil postos de gasolina a encerrarem suas atividades. Provavelmente não encerrarão as atividades, mas serão adquiridos por redes maiores e mais capitalizadas, com condições financeiras para fazer as obras exigidas pela ANP.

Um das maravilhas do capitalismo é a possibilidade de mobilidade social. Quem é pobre pode aplicar seu talento em seu pequeno negócio e ascender economicamente. E quem é rico não tem garantia nenhuma de permanecer indefinidamente nesta condição, afinal a todo o momento estará sujeito a ser ultrapassado por aqueles que são mais eficientes que ele.

Contudo, quanto mais os governos vão criando regulação, mais caro vai se tornando operar um negócio, e uma porta vai se fechando para a criação dos novos pequenos negócios. Estas são as consequências:

- Novos pequenos negócios não surgem. Ou, se surgem, ficam muito mais sujeitos a quebrar nos primeiros anos;
- Diminui o nível de ameaça para os ricos, que passam a ter mais estabilidade na sua condição social;
- No limite, acaba com a mobilidade social;
- Sem mobilidade social, vai dividindo a sociedade em dois grupos bem definidos - ricos e pobres, sem perspectiva de mudanças de posição;
- Os partidos de esquerda conquistam cada vez mais uma base maior de pobres para trabalhar o seu discurso contra os ricos.

Não é então sem razão que:

1) Todos os partidos de esquerda que comandam os países do ocidente investem permanentemente em criação de mais regulação;
2) Todos os mais ricos do ocidente são entusiastas e financiadores dos partidos de esquerda dos seus países (incluindo o partido democrata nos EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário