Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Tigre de papel

Leiam notícia da Veja.com, comento na sequência:

"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a dizer nesta quarta-feira que a única alternativa ao acordo nuclear com o Irã é a guerra. Segundo ele, uma recusa do Congresso americano em ratificar o tratado pode causar um novo conflito no Oriente Médio. "Não há meios termos: a escolha é entre a diplomacia e a guerra. Aqueles que dizem que podemos esquecer o acordo e continuar com as sanções veem apenas uma fantasia", declarou chefe de Estado."

Comento: ressuscitem Churchill, pelo amor de Deus! "Entre a desonra e a guerra, escolheram a desonra. E terão a guerra." Os americanos do século XXI ainda não conseguiram compreender esta lição elementar de Churchill. No caso americano, Obama diz não haver alternativa senão a guerra. Mas quem está morrendo de medo da guerra e desesperado por qualquer acordo é o ... governo americano. A guerra, no futuro, será contra uma potência nuclear. Por covardia dos governantes atuais.

Neste fim de semana assisti novamente (depois de uns 30 anos) o filme Corra que a polícia vem aí. Divertidíssimo. O filme começa com o personagem principal se infiltrando numa reunião em Beirute, onde os inimigos da América estão tramando a destruição do país. Estão na reunião Gorbachev, Arafat, Kadafi, Khomeini, entre outros. A certa altura, Khomeini toma a palavra e faz um discurso dizendo que é preciso agir para mostrar que os EUA são uma nação de covardes, sem coragem de lutar, um tigre de papel. Nos anos 80, quando o filme foi produzido, este discurso era cômico. Hoje é a mais pura realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário