Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

Quebrar tudo é a solução?

Se experiência prática servisse para alguma coisa, o comunismo seria uma ideia morta no mundo. Mas o ser humano parece ter uma característica que lhe diferencia dos demais seres da natureza, a incapacidade de aprender com a experiência. Assim, o comunismo segue mais vivo do que nunca, conquistando adeptos até dentro do salão oval da Casa Branca...

Mas faço esta introdução para falar do que está acontecendo nos EUA.

Desde agosto do ano passado (começou em Fergusson) cidadão negros americanos, se sentindo injustiçados ou perseguidos pela polícia, têm saído às ruas para quebrar tudo o que encontram pelo caminho. Ontem foi a vez de Baltimore.

Pergunto - sair às ruas e quebrar tudo é a solução?

Se a experiência servisse para alguma coisa (não serve), estes que estão nas ruas, quebrando, observariam que é mais ou menos este o procedimento adotado pelas populações de diversos países africanos - ir para a rua quebrar e entrar em confronto. Agindo assim, esses países acabam vivendo em quase permanente estado de guerra civil. Se esse procedimento trouxesse algum resultado positivo, já teríamos percebido tal resultado em algum país. Mas não, o que se viu até hoje é que a violência nas ruas só gera miséria, instabilidade, mortos, e mais violência.

Os Estados Unidos (ainda) possuem instituições democráticas capazes de agir e corrigir eventuais injustiças, dentro da lei.

Ao decidir ir para a rua e quebrar tudo, entendo, esses cidadãos americanos só estão contribuindo para o objetivo daqueles que enxergam os EUA como o grande inimigo a ser destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário