Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Terceirização

Está havendo um protesto de trabalhadores contra a terceirização, numa praça aqui próxima ao escritório. É interessante que protestos de trabalhadores sempre ocorrem em dia útil, em horário de expediente. Enquanto isso, a classe trabalhadora só consegue protestar em fim de semana.

Passei ali há pouco e o orador estava se dirigindo às "forças avançadas, progressistas, socialistas, que estão na vanguarda da luta". Que luta? Para ter luta pressupõe-se a existência de um oponente. Quem é o oponente ao socialismo? Ninguém. O governo petista só não implanta hoje, no canetaço, porque não quer. Bastaria convocar os militares, os capangas de quadrilha, para cercar e fechar o congresso e implantar na marra. A maior reação que enfrentariam seria algumas caras feias.

Mas sigo - a norma em vigor impede a terceirização das chamadas atividades fim. Ou seja, se uma indústria quiser terceirizar parte de sua produção, não pode. Mas se quiser fechar a fábrica e virar mero importador da China, aí pode. É por essas e outras que a indústria está em processo de desaparecimento no Brasil.

Sindicalista que vai prá rua gritar contra a terceirização está, na prática, defendendo os trabalhadores ... chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário