Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Comércio e degeneração da sociedade

Na segunda feira, dia 2/7, não conseguia entrar no prédio onde teria reunião em SP, por conta da multidão que ali se aglomerava para ver o jogo do Brasil (Anhangabaú). Sem nada para fazer enquanto o jogo não terminava, e sem ter aonde ir, fiquei ali parado observando o antigo prédio do Mappin, que agora é ocupado pelas Casas Bahia.

O Mappin foi uma maravilhosa loja de departamentos. Não existe nada comparável no comércio de hoje. Penso que a passagem de Mappin para Casas Bahia naquele endereço, de certa forma, reflete o processo de degeneração da sociedade Brasileira. E fico imaginando o que encontraremos ali naquele endereço daqui uns 30 anos...

O Brasil já teve mercado consumidor para sustentar excelentes lojas de departamento. Eram lojas lindas, requintadas, com ampla variedade de bons produtos. Rapidamente lembro de algumas de cabeça: Mappin, Mesbla, Sloper, Sears, Hermes Macedo, entre várias. Hoje não há nada parecido, é tudo comércio popular.

Até a Renner era uma belíssima loja de departamentos (meu aniversário de 1 ano foi no restaurante da Renner, em Porto Alegre, em 1970), e hoje é só uma loja de vestuário chinês.

Talvez em 30 anos o comércio no Brasil seja representado só por camelôs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário