Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Milhagem para quê?

Quando surgiram os programas de milhagem no Brasil, muitos anos atrás, me inscrevi no Smiles da Varig. Era ótimo, e fiz várias viagens utilizando milhagem. Cheguei à categoria Gold do Smiles, o que dava uma série de mordomias. Mas aí a coisa começou a mudar, começou a ficar mais difícil utilizar as minhas, o programa foi virando algo de faz de conta.

Enquanto isto o Fidelidade da Tam dava um show. Deixei a Varig e mudei para a Tam. O conceito era bem simples, a cada 10 trechos voados recebíamos um voucher pelo correio. Com este voucher em mãos embarcávamos em qualquer vôo da Tam. Valia como dinheiro. Então, o conceito começou a mudar e complicar, os vouchers deixaram de existir, os trechos foram substituídos por pontos, etc. Mesmo assim, o programa continuou bom. Viagei muito com milhas da Tam, pelo Brasil e pelo exterior.

No ano passado não utilizei milhas em nenhuma viagem, então não pude avaliar como estava o programa.

Hoje liguei para a Tam para fazer uma reserva com milhas para Miami, para daqui a seis meses (eles não emitem com mais de seis meses de antecedência). Para minha suspresa, recebi a informação de que não há mais disponibilidade de assentos com milhas em nenhum dos vôos para Miami, já estão todos ocupados.

Me parece evidente que se todos os assentos possíveis de serem utilizados com milhas já estão tomados com 6 meses de antecedência é sinal de que o número de assentos disponibilizados é muito pequeno. Logo, o programa começa a trilhar o mesmo caminho do antigo Smiles - se tornar um programa de faz de conta, que só serve como propaganda para atrair otários.

A moça da Tam sugeriu que eu ligue todos os dias e consulte o site, que às vezes pode aparecer um assento disponível. Pedi para ela me explicar como, no mundo moderno, eu posso arrumar tempo para ligar todo dia e ficar ouvindo música até liberar um atendente. Ao que ela respondeu que o atendimento é 24 horas. Ah, bom, marcarei despertador para todos os dias às 3 da manhã para ligar para a Tam...

Um comentário:

  1. É ridículo mesmo! Do outro lado da linha devem morrer de rir da nossa cara. Devem nos chamar de "pobrezinhos e coitadinhos"... Somos, para eles, os bobos da corte.

    ResponderExcluir