Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

Relato

Não foi fácil, mas cheguei à Itália, após mais de 24 horas entre avião e aeroporto.

Antes de ir para o aeroporto da cidade de origem, mantive contato com a Iberia, que informou: "pode ir para o aeroporto, pois o vôo até Madri está garantido. A continuação para Milão não está garantida, mas a companhia dará um jeito".

Ao chegar ao check in da Tam, no aeroporto de origem, para fazer o trecho até Guarulhos, recebi a seguinte informação da atendente: "não podemos fazer o check in, afinal os aeroportos europeus estão fechados e as companhias aéreas não querem mais gente lá para ter que pagar hotel e refeição".

"Moça, veja só, eu já falei com a Iberia e eles falaram que até Madri está garantido. Sem esta informação eu nem teria vindo para o aeroporto."

Aí ela sai, conversa com a gerente, fazem aquelas caras preparadas para deixar o cliente desesperado (algo deve estar muito errado com minha passagem...), e volta com a seguinte informação: "ok, farei o check in mas é por sua conta e risco".

Bom, desde que deixei de ser sustentado pelos pais tem sido por minha conta e risco...

Tudo tranquilo até São Paulo, vôo sem nenhuma turbulência. Chego ao balcão da Iberia e recebo a seguinte informação da atendente "A": "só estamos fazendo check in para quem tem destino final Madri." Aí, repito a história narrada acima, ao que ela responde: "bom, eu não faço check in para Milão".

Como eu tinha que aguardar um amigo que veio junto, me retirei do balcão e fiquei esperando ao lado da fila. O amigo chega e entro novamente na fila. Desta vez, somos atendidos pelo atendente "B": "está tudo certo com o aerporto de Milão, já temos a informação de que amanhã pela manhã estará aberto. Vou fazer o seu check in e despachar a mala direto até Milão, não precisa retirar em Madri."

Ótimo, penso, é bom de vez em quando ter um pouco de sorte.

Embarcamos esperançosos e chegamos a Madri às 11h da manhã de hoje, dia 20. Nosso vôo para milão partia às 11:40h. Uma correria, 40 minutos para andar um monte, passar pela fila da imigração, andar mais um monte, pegar o trem para mudar de terminal no aerporto, entrar na fila do raio X, ser obrigado pelos seguranças a passar 3 vezes (os terroristas já venceram esta guerra), e nisto já era umas 11:45h. Quando chegamos até os monitores para descobrir o portão de embarque ficamos sabendo que o vôo estava cancelado - o aeroporto de Milão permanecia fechado devido às cinzas vulcânicas.

A partir daí a Iberia deu um show de desinformação de fazer inveja a Brasileiro. Vai abrir, não vai, vocês estão na lista de espera do vôo das 18h, mas tem um monte de gente na frente, etc. Mas, por sorte, conseguimos encontrar uma funcionária da Iberia que parecia entender seu trabalho, e que conseguiu nos colocar num vôo das 16:20h para Milão. Com o novo cartão de embarque, perguntamos: "e nossas malas, não serão extraviadas?". "Fiquem tranquilos senhores, está tudo sob controle".

O vôo saiu no horário previsto e chegou a Milão. Parece que Milão recebeu apenas 4 vôos hoje, um dêles o nosso. Entre o pouso e o fim da entrega de bagagens transcorreu 1 hora e 10 minutos...e nossas malas não vieram. Protocolamos as reclamações, e vão tentar localizar nossas malas em Madri. Se acharem, tem que esperar o aeroporto de Milão estar aberto para poderem enviar para cá. Na reunião de amanhã comparecerei com a roupa que estou usando desde 2a feira...

Duas observações:

- Os assentos do avião da Iberia que voa dentro da Europa eram tão apertados que faziam os nossos brazucas parecerem espaçosos. "Jobim" neles, já que o ministro não aceita que os aviões não tenham lugar para as pernas dos passageiros...ah, esqueci que Jobim só ameaça...;

- O trânsito de Milão é caótico, mas hoje as ruas estavam vazias devido ao jogo entre Inter e Barcelona pela semi-final da champions' league. Os moradores estavam todos no estádio ou em casa, assistindo pela TV. Metade torcendo pelo Inter e metade (Milan) torcendo contra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário