Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Democracia por um fio

Fui à manifestação contra corrupção realizada ontem, e acabei conseguindo levar junto quase toda a minha equipe de profissionais.

O evento foi, em minha opinião, decepcionante. Uns 2 ou 3 mil gatos pingados, uma banda que gritava palavrões no palco, discursos de uma pobreza absurda, e um festival de bandeiras do PT, PCdoB, CUT e Força Sindical. A cara de pau dessa gente não conhece limites.

Em 2007 realizamos duas passeatas anti-lula aqui na cidade. Na primeira reunimos cerca de 1.500 manifestantes e na segunda cerca de 1.000. Como eram anti-lula, e a imprensa é luli$ta, a melhor referência que recebemos na imprensa falava em 200 manifestantes. No presente caso, a imprensa apoiou fortemente a realização desta manifestação anti-corrupção, e os 2 ou 3 mil gatos pingados estão sendo noticiados como 10 ou 20 mil, dependendo do veículo que se lê. Não consigo entender quem paga por jornal, paga por mentiras.

O fato de reunir tão pouca gente num evento com forte apoio e divulgação na mídia comprova o completo descolamento que há entre a sociedade e o poder público neste momento da vida nacional. As pessoas não estão interessadas no que o governo faz ou deixa de fazer, se roubam ou deixam de roubar. Esta é uma das realizações do governo lula – a alienação popular completa. O único elo que resta entre governo e sociedade é a eleição, ou seja, com uma sociedade completamente desinteressada, estamos no ponto para implantação de uma ditadura, com alguém que diga: “povo, irei livrá-los desta chatice de eleições”. Será aplaudido...

Os políticos locais estão vibrando com o insucesso da manifestação, debocham descaradamente, inclusive um dos líderes dos esquemas de corrupção, que é do DEM (o meu partido). Este também é um fenômeno pós-lula. Antes de lula, estariam morrendo de medo. Agora têm a certeza de que tudo não vai dar m nada, e que o povo não irá se rebelar.

Isto é bom e é ruim para eles. É bom porque saem impunes. É ruim porque se alguém disser “vamos acabar com assembléias e congresso nacional” o povo vai reagir com a mesma apatia, ou seja, não haverá quase ninguém para defender a importância dessas instituições para a democracia. E muitos corruptos ficarão sem as boquinhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário