Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nostradamus, eu?

Sem ser nenhum oráculo em política, ou Nostradamus tupiniquim, ouso afirmar que se a eleição presidencial fosse hoje o PT seria derrotado. Ouso afirmar, também, que em outubro há uma razoável possibilidade de o PT ser derrotado. Em nenhum momento será fácil, e a participação dos in$tituto$ de pe$qui$a no processo eleitoral mostra bem como será dura a parada.

Mas por que faço estas afirmações?

Porque creio que o eleitor do bolsa família vai votar em quem paga mais, e o PT é o melhor pagador. Estes votos estão perdidos. Mas no restante da população imagino que haja um certo cansaço (saco cheio) do discurso do PT, da soberba de Lula. Isto é um sentimento que fica das pessoas consigo mesmas, não revelam em pesquisas. Tal fenômeno já ocorreu em Porto Alegre, na eleição de 2004. O PT era rei na cidade, mas foi surpreendido em 2004 com um cansaço generalizado da população.

Nunca passei por uma experiência destas, mas imagino que se, por exemplo, eu estivesse em São Paulo e um cidadão de Porto Alegre dissesse: “estou indo a São Paulo e quando chegar aí vou acabar com você” eu, primeiro, ficaria muito preocupado e, segundo, tentaria achar formas de impedir que esta pessoa chegasse em São Paulo. Com certeza, não veria motivo nenhum para comemorar se recebesse notícia de que a viagem do sujeito prossegue tranqüila e que, em breve, estará em São Paulo.

Ontem foi divulgada nova pe$squi$a Ibope. Os leitores já sabem – para mim a pesquisa vale tanto quanto um santinho do PT. No entanto, o resultado da pesquisa é comemorado por jornalistas, grandes empresários, donos de meios de comunicação e líderes da base aliada.

Ora.

Não há lugar para grandes empresários no projeto bolivariano poder. Empresários servem, apenas, para financiar o projeto, enquanto em construção. Aliás, já escrevi em outros textos que sem empresários financiadores o PT sequer existiria...

Jornalistas verão suas oportunidades de trabalho substancialmente reduzidas quando não mais houver liberdade de imprensa. Só são úteis e bem pagos enquanto servem para auxiliar a construção do processo.

Donos de meio de comunicação verão suas empresas serem destroçadas por um tal “controle social da mídia”.

Líderes da base aliada – serão os primeiros a serem jogados para fora do bonde da história quando não for mais necessário manter uma base aliada.

Portanto, se a pesquisa fosse verdadeira, os que comemoram, comemoram a notícia que que o sujeito se aproxima de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário