Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Política americana

Tenho acompanhado diariamente aqui nos Estados Unidos o noticiário sobre as eleições americanas. Apesar do Obama ter uma atuação terceiro mundista, e baixar o nível da disputa política ao esquecer que é presidente da república e virar garoto em campanha, é um processo político completamente diferfente do que conhcemos no Brasil.

Primeiro, e acho extremamente importante, estas eleições são descasadas da eleição presidencial, ou seja, permitem ao povo que punam ou premiem seu presidente, sem precisar aguardar quatro anos.

Segundo, não há horário eleitoral. Aqui cada candidato paga pelos anúncios publicitários que faz, e esses anúncios são inseridos ao longo da programação normal.

Terceiro, pratica-se política, ou seja, as coisas são ditas como devem ser, roubo é roubo, safado é safado, incompetente é incompetente. Não há a preocupação que vemos no Brasil, onde os candidatos tendem a fugir dos assuntos espinhosos e tentar se colocar acima da política, numa espécie de "marinasilvismo". Aqui vemos a política como ela tem que ser, vemos adversários se confrontando.

Por fim, os debates. Se no Brasil os debates nos fazem dormir de tão engessados, aqui o pau corre solto.

Ah, que inveja.

2 comentários:

  1. Vaticano reconheceu hoje, pedido de beatificação de Irmã Dulce feito por José Serra em 2007. O ex-governador de São Paulo e candidato a presidência, pediu que fosse dada a atenção merecida ao caso e declarou confiar plenamente na santidade da Irmã.A Congregação das Causas dos Santos do Vaticano reconheceu como milagre de Irmã Dulce a recuperação de uma mulher sergipana que teria sido desenganada pelos médicos durante o parto, depois de sofrer uma forte hemorragia. A beatificação ainda depende da assinatura do Papa, mas já é considerada certa para todos os envolvidos no processo. http://bit.ly/a9RgiK

    ResponderExcluir
  2. Serra entrou em contato com o pessoal do Jogo Justo e mostrou seu interesse em desenvolver a área reduzindo impostos e investindo mais em capacitação dos profissionais do setor. Para ele, o mercado de games pode se transformar rapidamente em instrumento gerador de empregos fortalecendo as economias criativas. O candidato falou ainda sobre capacitação de mão de obra, investimentos estrangeiros no setor e muito mais. Vejam: http://bit.ly/9n8TQE

    ResponderExcluir