Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Escravos dóceis

Cheguei em casa ontem à noite e me aguardava o carnê do IPTU 2011. Aumento de cerca de 40% em relação a 2010. Em troca temos uma cidade suja, pichada, sem segurança, sem educação e com TODAS as ruas esburacadas.

Como escrevi num texto de ontem, novos governadores do PSDB implementam medidas para dificultar ainda mais a vida dos loucos que decidem produzir e gerar empregos no Brasil.

No plano federal fala-se em recriação da CPMF. Deve ser para cobrir os gastos secretos nos cartões corporativos, gastos estes que explodem ano após ano.

Em cada esquina da cidade cruzo com uma escola preparatória para concursos, ou com algum “jornal de concursos” pendurado na frente de uma banca. A conseqüência disto é apenas uma – explosão de gasto público em troca de nada.

Outro dia conversava com um grupo de empresários e falei que no mundo civilizado governo e sociedade (empresários incluídos) travam um permanente jogo de forças – de um lado os governos sempre tentando avançar sobre a sociedade, e de outro lado a sociedade resistindo e empurrando o governo de volta.

No Brasil isto não existe, salvo em raros e pontuais momentos. A nossa sociedade é formada por um bando de ovelhas, que resmungam, mas não vão além disso. Assim, o caminho para o governo avançar sobre a sociedade é livre. Nossos governos até que são comedidos, pois avançam pouco a pouco, quando poderiam tomar tudo de uma vez só...

Desta forma, a tal sociedade brasileira é atualmente constituída de semi-escravos que trabalham para sustentar bandidos, incompetentes, ladrões, inúteis, ociosos, vagabundos, e toda a sorte de gente que não produz nada para a sociedade.

A escravidão acompanha a própria história da humanidade. Mas a escravidão é sempre acompanhada por sentimento de revolta dos povos escravizados, sentimento este que acaba por libertá-los da tirania mais cedo ou mais tarde. Talvez nunca na história do mundo tenha havido um povo tão pacífico na aceitação da escravização quanto o tal povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário