Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

"Extrema direita"


Comecei a ler o livro "Getúlio", de Lira Neto. O livro parece ser bom, mas preciso avançar um pouco mais na leitura para ter uma conclusão definitiva.

No entanto, logo no início da obra o autor comete o mesmo erro (intencional?) que é cometido por quase todas as pessoas que escrevem no Brasil. Ele narra um episódio de visita de uma delegação do governo fascista da Itália e aproveita para dizer que o fascismo era de "extrema direita".

Aliás, poucas vezes na vida tive oportunidade de ver a palavra "direita" desassociada de "extrema". É como se as posições políticas fossem: extrema esquerda, esquerda, centro e extrema direita. Ou seja, todos que são de direita são automaticamente extremistas...

Mas o que é isso companheiro Lira? O fascismo era um regime de extrema direita? Como pode ser de direita um regime onde o governo manda em tudo e todos, onde não existem regras de mercado, apenas regras de governo? Onde aos empresários amigos do "rei" é permitido tudo? Só se este for o conceito de direita criado por Lira Neto.

O fascismo tinha muito mais cara de esquerda do que de direita. A única coisa "direitista" que o fascismo tinha era a preservação da propriedade privada.

De "extrema direita" era a Inglaterra de Curchill, companheiro Lira, não a Itália de Mussolini.

Lira Neto é desinformado, tolo ou mais um agente ideológigo travestido de escritor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário