Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O século XXI


Lá por 1980 as professoras sofreram de um ataque de falta de criatividade e todas, ou quase todas, mandavam os alunos fazerem redações sobre: como será o ano 2000, ou como será o século XXI.

Nós, alunos, escrevíamos redações muito próximas umas das outras. Basicamente o século XXI seria assim:

- Teríamos dominado o espaço, a civilização humana estaria habitando diversos planetas;
- Nosso meio de transporte mais usual seria o foguete. Carros, se ainda existissem, voariam e não precisariam de motorista;
- Usaríamos roupas prateadas;
- Seria uma era de paz e sabedoria.

Este era mais ou menos o mundo do século XXI na imaginação média daqueles que tinham em torno de 10 anos em 1980. Adultos, se fossem questionados, não responderiam de forma muito diferente. Se algum tivésse alguma dúvida em relação ao domínio do espaço, bastaria ler o exemplar mais recente da revista Manchete e lá encontraria todos os detalhes sobre a breve conquista do universo.

Por mais pessimista que alguém fosse, não conseguiria imaginar que no século XXI a frase símbolo da população seria: "é nóis na fita mano", ou que a música de maior sucesso seria "Eu quero tchu, eu quero tchá". Ou ainda que os livros escolares oficiais ensinariam que "nós (nóis?) pega os peixe" é a forma correta de falar. Nem que os carros seriam muito similares àqueles de 1980, e que as cidades seriam invadidas por CGs 125 de Dafras. Muito menos que não teríamos sequer capacidade de ir até a lua.

É a realidade, sempre mais criativa do que nossa vã imaginação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário