Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Doentio

Vivi os anos 80 num condomínio de classe média. Refletindo sobre aquela época concluo que era uma guerra permanente, travada por adultos, adolescentes e crianças.

Se alguém comprava uma bicicleta nova, logos os vizinhos precisavam comprar uma melhor. Se alguém comprava um tênis novo, logo os vizinhos precisavam comprar um melhor. Se alguém viajava para uma praia, logos os vizinhos precisavam viajar para uma mais longe.

A verdade é que todos que moravam lá eram durangos. Viviam de salário, e os salários não eram nenhuma maravilha. Nossa família, para sustentar nossa participação nesta guerra, vivia endividada: devíamos no banco, devíamos no cartão, devíamos no crediário, as mensalidades da escola eram atrasadas, devíamos o condomínio, devíamos as prestações do apartamento, enfim, nossa vida era um permanente rolar de dívidas. Mesmo assim, não deixávamos a peteca cair, e sempre tínhamos objetos novos para apresentar aos nossos inimigos, digo, aos nossos vizinhos.

Uma verdadeira fábrica de loucos.

Mas não era nada, se comparado ao que a internet e as redes sociais fizeram com as pessoas. Naquela época nossa arena de combate era o condomínio. Hoje, com facebook, a arena é o mundo todo. E as pessoas ficaram histéricas - é preciso estar o tempo todo fazendo alguma coisa para fotografar e colocar na Face, para que nossos "amigos" vejam como a nossa vida é melhor do que a deles. Logo nossos "amigos" verão as fotos e terão que correr para fazer coisas melhores e publicar fotos, e nos mostrar que nossas vidas são medíocres. E aí corremos para dar o troco. E assim as pessoas compram o que não podem comprar, viajam para onde não podem pagar, vão a shows que não estão a fim de assistir, tudo em função da tara contemporânea que resume-se a tirar fotos e postar na internet.

No fundo são todos uns medíocres, infelizes e frustrados. Aproveitar a vida é ter oportunidade de fazer as coisas que gostamos, que nos dão prazer. Viver em função de aparências e de preocupações com o que os outros pensam é apenas um atestado da nossa pobreza de espírito.

O mais doentio é que no ambiente em que é travada esta guerra para mostrar quem pode mais, o partido da moda, o mais votado, é justamente um que tem por trás a ideologia comunista, que diz que todos são iguais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário