Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Milagres da democracia

Parece que no século XXI a democracia, de inegáveis méritos, está se transformando, talvez, numa ferramenta de aniquilação das nações do ocidente.

Não sou um profundo conhecedor da história das origens do regime democrático, mas sei que um dos seus fundamentos é a existência de uma população bem informada e preparada para o exercício democrático. Isto já existiu em países como os Estados Unidos, mas nunca existiu em países como o Brasil.

Contudo, mesmo em países como os EUA a população se imbeciliza rapidamente, se aproximando das populações de países onde a democracia nunca deu muito certo. E o regime acaba se transformando numa espécie dearma apontada para o peito da própria população.

Um jovem americano ou europeu dos dias de hoje é, via de regra, um completo ignorante, pouco afeito ao esforço e sacrifício, mimado, e que pensa que tudo lhe deve ser garantido pelo estado. E é pensando assim que eles votam.

Obama, enquanto cidadão privado, nunca conseguiu produzir nada de útil além de manter relações com pastores que pregam a morte aos EUA e com pessoas acusadas de participarem de organizações criminosas. Nas vida pública, contudo, a democracia tem o condão de transformá-lo num ídolo das massas e ... presidente da república.

Lula, enquanto cidadão privado, nunca conseguiu ir além do cargo de torneiro mecânico, e vivia a pedir que seus colegas mais produtivos trabalhassem menos, para que a improdutividade dele não ficasse transparente aos olhos do patrão. Na vida pública, contudo, a democracia tem o condão de transformá-lo em ídolo das massas e ... presidente da república.

São milagres da democracia. Talvez EUA e Brasil nunca tenham sido tão parecidos.

Até quando as democracias do ocidente resistirão? Não sei.

Qual a alternativa ao regime democrático? Não sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário