Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ontem como hoje

Estou lendo a fantástica obra de Érico Veríssimo, O Tempo e o Vento.

Logo que abri o livro observei uma coisa que deve ser erro de impressão - diz lá "copyright Luiz Fernando Veríssimo". Não acredito que um comunista militante, como Veríssimo, detenha propriedade intelectual. E lucre com isso. Um comunista militante, como Veríssimo, deve distribuir os direitos autorais para o povo, ou ao  menos doá-los para o PT...

Mas, enfim, a obra é fantástica. Já havia lido na adolescência, e agora leio novamente. É uma maravilhosa viagem pela história do Rio grande do Sul. Rio Grande que já foi terra de macho, de homens de idéias, de caráter, de fibra, e se transformou em terra de funcionários públicos sonhando com o dia em que ganharão na loteria.

Estou no Arquipélago, a história está em 1922/1923, e já existe um comunista militante na fictícia cidade de Santa Fé. Os ricos fazendeiros da região o tratam como uma coisa exótica, inofensiva, e até lhe ajudam com os meios para que ele possa difundir sua ideologia.

Já vem de longe a completa incapacidade dos empresários para perceberem as ameaças representadas por esta ideologia de tarados, e por seus crentes.

Em 1922 davam aos comunistas uma pequena tipografia para que ele pudesse imprimir e distribuir O Manifesto Comunista. Em 2012 despejam milhões nos cofres do PT...

Nenhum comentário:

Postar um comentário