Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Lá como aqui

Abaixo estão trechos de reportagem da última revista Exame sobre o comunismo/capitalismo Chinês, e comentários meus sobre o comunismo/capitalismo Brasileiro.

"Nesse contexto (perseguição de bilionários pelo governo Chinês) a condenação de bilionários funciona como uma válvula de escape, a hora de a base da pirâmide lavar a alma."

Comento: no Brasil, desde que o PT chegou ao poder, a Polícia Federal promove operações espetaculosas contra pessoas ricas, promovendo um verdadeiro show midiático em cima dessas operações, de forma que "a base da pirâmide possa lavar a alma".

"Para os empresários (que aderiram ao PC Chinês) logo ficou clara a importância de ter um chapéu vermelho, uma proteção contra perseguições e um lugar para fazer contatos com quem manda."

Comento: no Brasil os grandes empresários se dividem em dois grupos: os que já aderiram ao PT e os que estão em processo de adesão. Assim, se sentem protegidos contra a atuação dos órgãos de estado, recebem financiamentos camaradas do BNDES, celebram contratos privilegiados, doam parte dos seus lucros ao PT, e todos são felizes.

"Na China é inegável que quem passa despercebido tem uma vida mais fácil."

Comento: da mesma forma no Brasil. Num país onde os órgãos de estado funcionam a serviço de um partido político a melhor estratégia de "sobrevivência" é passar despercebido. Assim, se um cidadão deseja fazer críticas ao governo, é melhor se valer do anonimato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário