Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

1987 X 2013

O ano era 1987 e o governo federal realizou uma licitação de lotes da ferrovia Norte Sul. Depois de anunciado o resultado (lotes X vencedores) o então jornalista Jânio de Freitas mostrou em sua coluna um "anúncio" que ele havia publicado dias antes, difarçado no meio da seção de classificados do jornal, anúncio este que apresentava (com antecedência) o resultdo da licitação. Conclusão óbvia - o resultado já era sabido antes da licitação, consequentemente o processo licitatório era um mero jogo de cartas marcadas. Foi um Deus nos acuda, o assunto foi para a capa dos jornais e para as manchetes dos telejornais, o governo teve que cancelar a licitação, Sarney (o então presidente) ficou mais desmoralizado do que já estava, etc.

Eu tenho convicção de que realmente aquela licitação foi fraudada, mas hoje não acreditaria tão cegamente na prova de Jânio de Freitas, afinal ele poderia ter mandado publicar vários "anúncios" com resultados diferentes, e só apresentaria ao público o "anúncio" que coincidisse com com resultado real da licitação.

Este era o Brasil de 1987: a imprensa investigava, a corrupção escandalizava, o presidente ia para o moedor de carnes e Jânio de Freitas era jornalista.

O ano é 2013 e a Mega Sena da virada acaba de distribuir o maior prêmio das história das loterias no Brasil. Tão logo saiu o resultado verificou-se que um usuário do Orkut havia previsto o resultado alguns dias antes. Tal pessoa se dizia ser sobrinho de um dos diretores da loteria. Fraude evidente, desmascarada nos mesmos moldes em que Jânio de Freitas desmascarou a fraude da Norte Sul. A repercussão foi nenhuma: a imprensa não se interessou pelo assunto, o público que apostou e pagou pela aposta não se interessou pelo assunto, a Caixa não se interessou pelo assunto, a Camila Pitanga não se interessou pelo assunto, a PF não se interessou, a MP não se interessou, a Presidente não se interessou, a oposição não se interessou, etc. É como se fraude na Mega Sena fosse a coisa mais normal do mundo (talvez seja).

Este é o Brasil de 2013: a grande imprensa só tem mãos para aplaudir, o presidente é sempre um santo (desde que seja do PT), a corrupção não escandaliza mais, Sarney aderiu ao PT e foi canonizado e até Jânio de Freitas deixou de ser jornalista para se transformar em mais um dos porta-vozes do PT na imprensa.

Em comum entre os anos de 1987 e 2013 apenas um fato: a Norte Sul continua em construção e consumindo bilhões de reais de dinheiro público.

Quem disse que Lula não cumpriu sua promessa de mudar o Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário