Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia anunciada

Pelo que li na imprensa, a tal boate Kiss em Santa Maria tinha capacidade para duas mil pessoas, suas paredes eram feitas de material inflamável e não tinha saída de emergência. Ou seja, era o ambiente perfeito à espera de uma tragédia. Segundo Reinaldo Azevedo, até agosto de 2012 ela estava perfeitamente regularizada perante o corpo de bombeiros...

Tomando o prédio onde mantenho meu escritório como um microcosmo da realidade Brasileira - o edifício é de 1970 (quando nenhuma empresa tinha computador), então, creio, a instalação elétrica foi feita para aquela realidade. Atualmente cada andar tem dezenas de computadores, servidores, redes, etc. Uma parte dos locais por onde passa a fiação é de madeira. O prédio tem 18 andares e não tem nenhuma saída de emergência em nenhum dos andares intermediários. Além disso, não há porta corta-fogo nas escadas. Pois bem, algum tempo atrás, depois de muita insistência de alguns condôminos, a administração do condomínio concordou em chamar os bombeiros para uma vistoria. E os bombeiros concluiram que ... estava tudo em perfeitas condições, e recomendaram apenas que fosse instalado corrimão nas escadas...e ficou por isso.

Este é o país do faz de conta, em todos os níveis. Nós, que nascemos aqui, só poderemos contar com a sorte para não morrermos assassinados (50 mil por ano), em acidentes de trânsito (50 mil por ano) ou numa tragédia como a de Santa Maria. Nossas autoridades não fazem NADA para impedir esta carnificina. Somente a sorte é nossa aliada e, mesmo assim, de vez em quando ela falha.

Depois que as tragédias acontecem, nossas autoridades, com a maior cara de pau do mundo, vão até o local para faturar um dividendo político sobre o sangue alheio.

E o povo Brasileiro é tão despreparado para a civilização que ainda fica sensibilizado: "ah, que governante bonzinho, foi lá levar solidariedade". Ninguém pensa que se os governantes fizessem o trabalho para o qual foram eleitos não teria havido tragédia, e ele não precisaria levar solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário