Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Está melhorando ou piorando?

Meu ritmo de atualizações aqui no blog caiu. É uma daquelas fases de desânimo geral. Mas passa (espero).

Mas escrevo sobre uma reportagem que vi na última Exame. Segundo a reportagem, pelo ritmo atual a educação no Brasil demoraria ainda 25 anos para chegar no padrão dos países do primeiro mundo.

Não entendi nada.

Quando algo está melhorando, é possível calcular a velocidade das melhorias, o quanto ainda falta para chegar a determinado padrão e, portanto, quanto tempo aproximadamente ainda vai levar para chegar lá.

Mas salvo a hipótese de eu ter passado os últimos 10 anos em Marte (sem saber), é relativamente evidente para qualquer um que acompanha o assunto que a qualidade da educação no Brasil (pública ou privada) piora ano após ano. A cada ano cresce o número de analfabetos com diploma de doutor, e muitos desses analfabetos serão professores, o que por si só já assegura a piora contínua de qualidade no ensino. Além disso, os professores qua ainda dão aula acham que o importante é ensinar "justiça social". Por fim, a presença crescente de alunos cotistas nas universidades fatalmente contribuirá para baixar o nível médio das aulas, para que todos os alunos consigam acompanhar.

Neste cenário, a cada ano que passa nos distanciamos mais do padrão de educação do primeiro mundo. Daqui 25, se nada mudar, estaremos muito piores do que hoje (um cenário inimaginável). Não entendi a reportagem da Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário