Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Papa e o capitalismo

O Papa Francisco é contra o capitalismo.

Neste aspecto, está em companhia dos maiores fascínoras da história da humanidade. Só no século XX os companheiros (de pensamento) do Papa mandaram mais de 100 milhões de almas para junto do criador. E seus discípulos do século XXI estão assanhados, e prometem botar prá quebrar.

Diz a Bíblia que Jesus chegou numa comunidade pobre, que passava fome, e promoveu o milagre da multiplicação dos peixes. O povão faminto fez a festa. Mas aí Jesus seguiu viagem, na sua peregrinação. Alguns dias após a partida de Jesus os peixes multiplicados já haviam sido comidos, e o povo voltou a passar fome.

A Bíblia não conta, mas algum tempo depois chegou por lá um capitalista sanguinário. E montou um negócio de anzóis e redes. Um pouco depois apareceu por lá um outro capitalista sanguinário, que montou um negócio de barcos. Por fim, chegou lá um terceiro capitalista sanguinário, que montou uma empresa de pesca. Assim, com produção de peixe em escala industrial, o povo da região deixou de passar fome. As empresas dos sanguinários produziram riquezas que giraram na comunidade, melhorando a vida de todos. Surgiram escolas, universidades, negócios, e a pequena comunidade prosperou.

Se dependessem do pensamento do Papa Francisco, estariam passando fome até hoje (mais de 2.000 anos), esperando a volta de Jesus para multiplicar novamente os peixes. Mais ou menos como acontece com a população de Cuba...

Nenhum comentário:

Postar um comentário