Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Notícias da França

Amigos, até então os piores lugares que eu havia visitado/pernoitado eram Ciudad de Leste no Paraguai e Águas Calientes no Peru. Mas acho que encontrei um lugar pior ... Marselha, na França, onde estamos.

O que conheci da cidade até agora é feio, sujo, pichado, decadente, miserável, degradado, fedorento, etc., etc. (e põe etc. nisso...). O trânsito é completamente caótico, totalmente engarrafado, com os motoristas buzinando o tempo todo e, aparentemente, sem regras.

A população da cidade é substancialmente árabe, em algumas regiões da cidade temos a sensação de estar nas ruas do Cairo. Mulheres, só de véu e burca. Homens, só de pele escura e chinelo. Ficam parados no meio da rua conversando, ou simplesmente fazendo cara de desprezo, e a gente fica ali esperando, com o carro parado (portas e vidros fechados), até que tenham a boa vontade de sair da frente.

O hotel onde estamos, de uma grande rede internacional, parece (por dentro) aqueles motéis de US$20 a diária nos Estados Unidos, fede a cigarro nos corredores e quartos, é sujo, as partes de madeira são descascadas, os móveis são velhos e mal cuidados, e a vista é para favelas verticais (favelas em edifícios velhos). E ainda acaba sendo uma espécie de prisão, pois não temos coragem de sair para jantar fora.

Anotem aí um lugar para nunca visitarem: Marselha. Só sairemos deste inferno na manhã do dia 21.

Para completar, na França é super difícil encontrar quem fale inglês, e meu francês é zero...

Para não dizer que falei da crise ... ainda na Espanha conversava com amigos espanhóis (não comunistas) que diziam algo como ”esta crise está demonstrando que os dois sistemas econômicos conhecidos se exauriram, o comunismo foi um fracasso, e a crise deixa claro que o capitalismo não serve mais, será necessário criar um outro sistema.” Vejam como esta gente (escolarizada) está com a cabeça lavada por esquerdistas, imprensa, teóricos, etc., afinal, como dizer que o capitalismo se exauriu se a Europa (à exceção da Inglaterra) ainda não experimentou o capitalismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário