Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cota já!!

Leiam a notícia da Veja.com. Comento na sequência:

""Qual é a atriz negra equivalente a Meryl Streep ou a Julia Roberts e Nicole Kidman?". A pergunta retórica da atriz Viola Davis, que disputou com Meryl Streep o Oscar de melhor atriz, levou o debate racial à cerimônia de premiação do cinema americano. Em entrevista ao tabloide britânico The Sun, a atriz do filme Histórias Cruzadas diz que há pouquíssimos papéis dedicados a mulheres negras no cinema americano. "A única possibilidade que existe é interpretar uma matriarca autoritária e vulgar. Se propuser algo diferente disso, você simplesmente desaparece. Não há personagem para você."

Comento: O Brasil já inventou a solução para o problema. Que os americanos nos sigam. São as cotas. Mas eu acho que criar cotas para afrodescendentes, assim genérico, é injusto. Tem que criar cotas para cada uma das etnias africanas. Recomendo até que os elencos das produções de Hollywood não sejam mais de responsabilidade dos diretores e produtores de filmes. Os elencos deverão ser definidos por uma Comissão de Cotas, órgão vinculado ao governo americano, a ser criado após um estágio dos gringos aqui na nossa Secretaria de Igualdade Racial.

Por falar em preconceito ... alguém consegue explicar por que o secretário / secretária de igualdade racial no Brasil tem sempre que ser um afrodescente? Se é para ser da igualdade o melhor seria fazer um rodízio de raças. Ou melhor, nomear um representante de cada raça (brancos, pardos, índios, negros, amarelos, etc.) e transformar o comando da secretaria num órgão colegiado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário