Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jornalismo

Jornalismo se converteu numa profissão decepcionante, mas capaz de enriquecer aqueles que sabem vender bem a sua pena, ou a sua voz. Não sai quase nada que preste do jornalismo. Ou é mesmice, ou é ignorância, ou é desinformação, ou é "informação" bem paga.

No aspecto da mesmice há aquelas reportagens que são repetidas todo o ano. Eles nem precisariam gravá-las novamente, bastando repetí-las ano após ano. Alguns exemplos?

- Em janeiro de cada ano: "Diferença no preço do material escolar chega a 150%";
- Em fevereiro: "O que o Sr./Sra. vai fazer com a hora a mais do fim do horário de verão?"
- Em março/abril: "Com a aproxiamção da semana santa, sobe o preço do peixe".

E assim por diante.

Esta da hora a mais do fim do horário de verão é repetida literalmente ano após ano. Sempre achei ridículo. Na maioria das vezes o entrevistado, pego de suspresa, engasga, e o reporter dá alguma sugestão brilhante: "vai usar a hora adicional para beber mais cerveja?", ao que o entrevistado abre o sorriso e diz: "é isso aí, prá beber mais cerveja".

Se ratos interplanetários estivessem em visita à terra, deixariam o planeta após concluirem que não há vida inteligente por aqui...

Ontem ao final do dia eu deixava o escritório, quando uma repórter e um câmera de TV vieram correndo na minha direçãp: "senhor, senhor, podemos entrevistá-lo?". Eu pensei "ai, que saco," mas respondi que sim. E a repórter mandou ver: "o que o senhor vai fazer com a hora adicional do fim do horário de verão?"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário