Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Animal cansado

Após séculos de dominação cultural, comercial e econômica o ocidente é hoje como um animal velho, gordo e cansado. Ele até sente o predador se aproximando, mas não tem mais energia para reagir.

Vejam o caso do ataque às torres gêmeas - os Estados Unidos tentaram reagir, e entraram numa guerra que já custou centenas de bilhões de dólares. O estrago provocado pelos ataques foi muito maior do que os terroristas poderiam imaginar, pois sangraram centenas de bilhões de dólares de uma economia que já estava quebrada. Na prática os EUA são muito mais frágeis hoje do que eram antes dos ataques de 11/9.

E para quê este dinheiro todo foi gasto? Para nada. Em algum momento no futuro os EUA deixarão o Afeganistão e os talibãs, com sua força de combate praticamente intacta, retomarão o controle do país.

E por que os EUA não conseguem vencer a guerra? Porque o ocidente está velho, gordo e cansado. O que significa isto? Significa que a guerra tem que ser combatida de acordo com as conveniências políticas de cada momento, de acordo com as mudanças de humor da opinião pública e, pior, enfrentando o maior inimigo que o ocidente possui - a imprensa. Enquanto isso o inimigo pensa apenas em uma coisa: "morte aos infiéis". E nunca muda o seu pensamento. É impossível vencer nessas circunstâncias.

Por exemplo, quando as forças americanas estão a ponto de esmagar o inimigo, o humor da opinião pública muda e os políticos, ragindo À mudança de humor, mudam a estratégia, de ofensiva para defesa. O inimigo se reforça, se reorganiza, e começa tudo de novo.

Ou quando as forças americanas estão a ponto de desferir o golpe mortal, a imprensa ocidental entra em histeria, exigindo "paz". A tal "paz" é o tempo que os inimigos precisam para se reforçar e se reorganizar.

E a guerra não é vencida nunca, vai apenas sangrando os cofres de uma economia falida.

A última guerra que os americanos venceram foi a 2a guerra mundial. E venceram por sorte, porque poucos anos depois, já na Guerra da Coréia, a imprensa americana havia se transformado no principal inimigo de suas forças militares. Se Hitler tivésse tido um pouco mais de paciência para começar a guerra...

Para vencer os alemães e o Japão as forças americanas foram realizando massacres e tomando territórios, passo a passo numa escalada ofensiva sem folga. Alguns anos depois isto já não seria mais possível, pois a cada ofensiva americana a imprensa seria inundada por apelos por "paz". As ofensivas seriam interrompidas, o que daria tempo para alemães e japoneses se reorganizarem, e assim permaneceria indefinidamente. Ou até a derrota.

Assim, nós, ocidentais, representados neste exemplo pelo que temos de mais forte - os americanos - estamos condenados a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário