Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Do Rodrigo Constantino

O nacional-desenvolvimentismo do governo Dilma fracassou, como tinha de ser. Ele está fadado ao fracasso, pois é péssima economia, ignora as leis de mercado, a natureza humana, todo o conhecimento que os economistas acumularam ao longo das últimas décadas. É insistir no erro, em um enorme equívoco ideológico. Rubem Novaes finaliza com a metáfora do sapo escaldado:

"É da sabedoria popular a história do sapo na panela. Segundo a fábula, se jogarmos o sapo na água fervente ele salta e se salva. Mas, se a água for esquentando aos poucos, o sapo vai se acostumando e acaba cozido. Nossos governantes de esquerda conhecem bem esta fábula e nunca adotarão medidas extremas tipo estatização do sistema bancário ou congelamento generalizado de preços. Seriam dramáticas demais e causariam forte reação. Também não acho que o sapo morrerá. Mas, considerado o viés da cúpula econômica do governo e o nosso atual quadro político, parece-me que a hipótese de paulatina “argentinização” da economia brasileira é mais provável que qualquer uma das hipóteses radicais de Guedes. A água ainda vai esquentar por muito tempo."

Tendo a concordar. Gostaria de crer que o prognóstico de Paulo Guedes está correto, que o eleitor brasileiro não mais tolerará tanta incompetência e um resultado tão medíocre. Mas tenho sérias dúvidas. Adoraria ser tão otimista assim. Mas logo depois lembro da Argentina. Lembrança importante a todos aqueles que desejam até uma reeleição de Dilma, para que ela sofra as consequências do desastre de sua política econômica.

Cuidado! A Argentina, assim como a Venezuela, já é um desastre econômico total, mas o poder continua nas mãos dos bolivarianos. Nesses países, os sapos já ficaram esturricados. Será que o povo brasileiro será mais sábio?

Comentário do blogueiro: seremos Argentina. Depois seremos Venezuela. Depois atingiremos o paraíso na terra, seremos um Cubão tropical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário