Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Luiza Trajano

Luiza Trajano foi ao Manhattan Conection e afirmou que estamos no rumo certo, que este é um país que vai prá frente, que só os pessimistas não percebem que as coisas estão melhorando, que não há crise no horizonte previsível, etc.

Um dos problemas do capitalismo mundial é que os gestores focam apenas no curto prazo, apenas no imediato, e quase ninguém se preocupa com o futuro, com a preservação do negócio a longo prazo. Isso não é um problema só dos gestpres brasileiros.

Nesse contexto, se o resultado do curto prazo está vinculado a agradar determinado governo, para que este retorne o agrado com programas sociais que geram consumo em lojas, o gestor vai fazer de tudo para ser bem visto por tal governante. Mesmo que seja um governante empenhado em implantar o comunismo no país, e que desapropriará a loja do gestor moderno tão logo se sinta suficientemente forte para fazer isso.

Da mesma forma, o consumo atualmente depende do endividamento crescente das famílias. Quem vai continuar consumindo e se endividando se perceber que tem uma crise terrível logo ali na frente? Só os loucos e irresponsáveis. Portanto, para que as pessoas continuem comprando e se endividando é preciso insistir que as coisas estão bem e continuarão bem, que não há ameaça de crise nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário