Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dormindo com o inimigo

Do Estado de São Paulo. Comento na sequência.

"Menos de um mês depois de a presidente Dilma Rousseff passar por Cuba para inaugurar o Porto de Mariel, construído na sua maior parte com financiamento do BNDES, agora é a vez do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitar a ilha. Lula se encontrou com Raúl Castro, para quem entregou uma camisa da seleção brasileira.

Além das amenidades de sempre, o tema das conversas passou pelo compartilhamento de experiências brasileiras na área de energia, especialmente com a ampliação do uso da biomassa em Cuba, especialmente no plantio de cana de açúcar.

Mas a grande novidade nas conversas foi a presença do senador Blairo Maggi (PR), em Havana, para dar conselhos aos cubanos sobre o plantio de soja. Trata-se de uma cena inimaginável até alguns anos atrás, quando Blairo era muito criticado por petistas e por outros partidos de esquerda pela sua participação como um dos grandes expoentes do agronegócio, justamente no plantio da soja.

 
Com o passar do tempo, Blairo se aproximou de Lula e do seu governo, se transformando em parceiro político. E, agora, se tornou uma espécie de consultor informal de Lula nas conversas com Raúl Castro e os cubanos."
 
Comento: na fotografia que ilustra a reportagem acima, Blairo Maggi aparece sorridente cumprimentando Raul Castro. Observações:
 
- Blairo Maggi é o maior produtor de soja do Brasil e um dos maiores proprietários de terras do país;
 
- O governo do PT, apoiado por Blairo, transforma a vida dos produtores rurais num inferno, e tem por objetivo final a extinção da propriedade privada no país, começando pela propriedade rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário