Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A democracia faliu

Antes democracia do que uma ditadura, principalmente uma ditadura de esquerda. Mas eu seria um hipócrita se pretendesse parecer ser um grande fã da democracia.

Acho que foi um regime fantástico, melhor do que todos os outros já tentados (como disse Churchil), e deu muito certo por cerca de 200 anos.

Contudo, eu precisaria ser um idiota completo para não perceber que o sistema se exauriu e que precisará ser substiuído por algo novo se a civilização pretender continuar existindo e avançando. Até as nações mais desenvolvidas, que foram as maiores beneficiárias da democracia, estão agora sendo levadas à ruína por conta do regime.

O que vai substituir a democracia? Não sei. E se soubesse venderia bem caro a ideia...

No caso brasileiro, que nos é mais próximo, a democracia é um festival de horrores. Agora já estamos em época de campanha, e os cartazes começam a tomar conta das ruas. No caminho de casa para o trabalho passo por dezenas ou centenas de cartazes, apresentando as candidaturas de um verdadeiro festival de aberrações. O problema é que a partir de janeiro muitas dessas aberrações serão Sua Excelência...

Ou seja, a democracia se transformou num regime que pega o que a sociedade tem de pior e coloca em posição de comando e de definição de rumos para o futuro. Não tem mais como dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário