Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Do Rodrigo Constantino

Existe uma crença ingênua na evolução contínua da moral. Isso pode ser verdade para tecnologia, mas não é para comportamentos. A tendência pode ser a evolução, mas nem sempre é o que obtemos. Basta lembrar que Atenas era, antes de Cristo, mais evoluída do ponto de vista moral do que a União Soviética ou a Alemanha nazista, em pleno século XX!
A chama da civilização precisa ser mantida acesa. Isso não vem sem custo ou esforço. O grande equívoco de muita gente é assumir a civilização como algo garantido, permanente. Não. O risco de um “apagão civilizacional” existe, é permanente. As novas gerações precisam aprender com as antigas certos valores básicos, sem os quais os pilares que sustentam nossas liberdades desmoronam.
Estou convicto de que muitos desses pilares já estão ruindo. Algumas instituições importantes estão sob ataque. Valores morais fundamentais estão deturpados, invertidos. O pêndulo exagerou para o lado de lá. Está na hora de resgatar certo equilíbrio, lutar para que ele não se perca de vez de seu atrator gravitacional: o desejo de manter viva nossa civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário