Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Um mundo cada vez mais louco e perigoso

Acordei com a notícia de que a força aérea da Turquia havia abatido um caça russo. Os turcos alegam que o caça estava no seu espaço aéreo. Logo pensei - qual será a reação de Putin?

Putin poderia colocar panos quentes e dizer algo na linha do "nosso piloto cometeu um erro e invadiu espaço aéreo turco". Mas não, o governo russo já declarou que o avião não deixou o espaço aéreo sírio em nenhum momento. Então, se os turcos abateram o caça russo sobre a Síria, foi um ato de guerra sem justificativa. E se os russos já adotaram esta linha de argumentação, como poderão voltar atrás?

Quais serão as consequências? Imprevisíveis. As possibilidades vão de nenhuma até o fim do mundo. Putin cultiva uma imagem de machão, que é fundamental para manter o apoio popular na Rússia. Já a Turquia'é membro da OTAN, e as regras da organização determinam ação conjunta caso um de seus membros seja atacado.

E tudo isso é culpa dos eleitores americanos. Em 2008, entre uma ida ao Walmart e um show de variedades na TV, os americanos médios caíram no conto do vigário da mídia americana e elegeram para o cargo máximo da nação um desconhecido e sem passado, Obama. Sem Obama, não haveria estado islâmico nem primavera árabe. E sem isso, as forças russas não estariam lá fazendo bombardeios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário