Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Você S/A

Segundo a capa da revista Você S/A, da Editora Abril, sobre transsexuais: "nos últimos três anos, cresceu quase 300% o número de empresas interessadas em capacitar, contratar e incluir esse público. Por que isso é uma vantagem competitiva para as companhias e para os profissionais que trabalham nelas."

O primeiro ponto é que acho que com a profunda crise financeira pela qual a Abril passa, não sobrou ninguém para fazer revisão de português, sequer das capas.

Mas o que eu gostaria mesmo de entender é a questão da vantagem competitiva. Atuo há alguns anos no mercado, e sei de várias coisas que geram vantagens competitivas. Elenco algumas:

- Inovação;
- Qualidade;
- Preço;
- Logística;
- Design;
- Marca;
- Preço da mão de obra (razão pela qual o produto chinês é tão competitivo);
- Dinheiro do BNDES;
- Subsídios;
- Ambiente regulatório;
- Reserva de mercado;
- Etc.

Mas estou refletindo sobre o caso há cerca de uma hora, e não consigo identificar a razão pela qual ter transsexuais na equipe implicaria em vantagem competitiva sobre as empresas que não têm esta mão de obra.

Outro ponto que não ficou claro é que segundo a manchete a contratação de transsexuais representaria também uma vantagem competitiva para os profissionais que trabalham nas empresas contratantes. Como seria isso? Digamos que eu trabalho na empresa X, e esta contrata um transsexual. Como esta contratação agrega vantagens competitivas para mim, seu colega, pelo simples fato de o novo contratado ser transsexual? Eu ficarei mais inteligente pelo convívio? Mais produtivo? Passarei a ter ideias geniais?

São dúvidas que me surgiram quando vi a revista na banca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário