Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A imprensa e o PT

O PT está no poder há 13 anos, e nada indica que sairá de lá tão cedo. Neste período deve ter dado pelo menos um motivo por semestre para ser derrubado. Então seriam pelo menos 26 motivos no período. Se fossem políticos de qualquer partido, que não o PT, e tivessem a mesma conduta, o congresso estaria há 13 anos derrubando presidentes mais rápido do que conseguiríamos eleger substitutos. Com a imprensa berrando por justiça, e com o povo e o "povo" nas ruas pedindo a cabeça dos mandatários.

Mas o PT fez tudo isso e segue lá, firme. Porque o PT tem uma coisa que nenhum outro partido tem, a imprensa (quase) toda a favor. Desta forma, a imprensa dedicou os últimos 13 anos a relativizar tudo o que o PT fez de ruim. Sem drama de consciência, como Stalin.

Nunca entrei numa redação, mas tenho curiosidade para ver como funciona. Por exemplo, existem reuniões para discutir como fazer com que a notícia fique favorável ao PT, ou a coisa já atingiu um estágio onde todos sabem o que precisa ser feito e não precisam mais se reunir?

Passei há pouco numa banca de jornal, e não tive como deixar de ler a manchete do jornal que estava pendurado ao lado da porta. Dizia o seguinte:

"Pacote de ajuste coloca Dilma contra os grupos mais fortes do congresso."

Se eu fosse um alienígena, que acaba de chegar na terra, ou um cidadão médio brasileiro, que não sabe nada do que está acontecendo com o país, eu leria esta manchete e tiraria as seguintes conclusões:

- Dilma quer ajustar o Brasil, Dilma quer salvar o Brasil, mas os poderosos são contra o ajuste, logo são contra o Brasil, são contra o povo, são contra os pobres. Paredão neles!

Uma manchete assim deve ser fruto de trabalho em equipe, cada um dando um palpite para deixá-la mais favorável ao PT, mas mantendo a informação verdadeira.

Pouquíssima gente lê jornal. Mas milhares, ou milhões, leem as manchetes dos exemplares que ficam pendurados na frente das bancas de jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário