Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Trabalho no mundo moderno

O mundo mudou muito, e numa velocidade impressionante. E ainda vai mudar e piorar mais. Quem não aceita as mudanças, como eu, vira um sofredor.

Uma das coisas que mudou radicalmente foi o conceito de trabalho. Atualmente trabalhar é mandar e mails, coisa que a gente faz o dia inteiro. Então, ao invés de efetivamente trabalhar/produzir, as pessoas simplesmente digitam e mails transferindo suas responsabilidades para terceiros. Então um talento fundamental para sobreviver no mercado de trabalho contemporâneo é saber se livrar de tudo via e mail, ser um artista dos e mails, passando todas as suas responsabilidades adiante. E cobrando duro.

Hoje cedo abri minha caixa de entrada e tinha um e mail de um sócio estrangeiro de um cliente meu, pedindo uma informação sobre este cliente (empresa brasileira da qual ele é sócio). Respondi o e mail informando que esta informação não fica comigo, fica com a própria empresa, e que portanto ele deveria pedir direto aos diretores brasileiros da sua empresa.

Pouco depois ele respondeu: "então fala com eles (diretores brasileiros) e consegue isso prá mim".

Respondi dizendo que OK, faria.

Enviei então um e mail para o presidente da empresa no Brasil, incluindo o sócio estrangeiro em cópia, informando que o sócio precisava de tal informação e solicitando que ele enviasse.

O presidente preparou então um e mail para uma de suas funcionárias informando que o sócio estrangeiro estava precisando de tal informação, e que era para providenciar e enviar.

Logo após o almoço chegou um e mail desta funcionária para mim nos seguintes termos: "nosso sócio estrangeiro está precisando da informação tal. Favor providenciar e nos enviar o mais breve possível".

E assim é em todo o lugar. E as empresas pagam por isso, salários cada vez maiores. Não tem como dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário