Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Ação e consequência

Eu acho que a Europa acabou. Pelo menos como a conhecemos. A civilização europeia tradicional não resistirá como tal à invasão de centenas de milhares (ou milhões) de imigrantes ilegais em tão pouco tempo. São pessoas que chegam com valores, com cultura, muito diferentes da tradição europeia. A Europa seguirá existindo (pelo menos por enquanto), mas será algo diferente.

Quando eu estava nos EUA assisti um programa que fazia o seguinte raciocínio - antes de Obama os Líbios viviam felizes na Líbia, os Sírios viviam felizes na Síria, e assim por diante. Sete anos de desgoverno Obama com sua postura de (por ideologia ou incompetência) mudar o papel dos EUA no mundo bastaram para produzir um desarranjo mundial sem precedentes. E a Europa está entre as primeiras vítimas deste desarranjo.

Quando vi este raciocínio não pude deixar de lembrar que o então candidato Obama foi recebido em Berlim em 2008 por mais de 200 mil jovens alemães, que o saudaram nas ruas como o novo messias. Agora estão pagando as consequências...

Nenhum comentário:

Postar um comentário