Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010

Gringos, pichação, GCM...

Estou num hotel em Balneário Camboriú. Zapeando pela TV a cabo para num programa do canal National Geographic. O programa é o seguinte - uma equipe de americanos veio até São Paulo mostrar como é a vida na cidade. O programa resumiu-se a três matérias:

- Igreja Renascer em Cristo do pastor e ex-presidiário Estevam Hernandez;
- Empresas de blindagem de veículos;
- Pichadores.

Me chamou a atenção o fato de que os gringos se reuniram com os pichadores e sairam pelas ruas de São Paulo acompanhando as pichações e entrevistando os vândalos. Pior é que os vândalos tentam justificar suas ações e afirmam que quando não houver mais o que pichar no Brasil vão viajar para outros países...

Mas o espantoso não é isto - espantoso é que uma equipe de gringos chega no Brasil e descobre quem são os pichadores, e a polícia daqui nunca consegue pegá-los.

Falando em força pública ... minha cidade viveu por séculos sem guarda civil municipal. Vivíamos como hoje, sem segurança nenhuma, mas pelo menos não precisávamos pagar por um exército de GCM's inúteis. Uma das funções da Guarda Civil Municpal é justamente combater a pichação, e a cidade nunca esteve tão pichada.

Uma vez que os GCM's passaram no concurso público e adquiriram sua estabilidade, vivem em greve por melhores salários. E andam pela rua berrando em carros de som que o fato de o prefeito não concordar em pagar o salário que eles querem significa que a administração municipal não está preocupada com a segurança dos cidadãos. Ora, segurança nunca existiu, nem antes nem depois da Guarda Civil Municipal. A diferença é que antes éramos reféns apenas dos bandidos da iniciativa privada. Agora também somos reféns dos mal elementos com estabilidade em cargo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário