Pesquisar este blog

domingo, 28 de novembro de 2010

Nostranonimus

O último mês do ano começa nesta semana e, com ele, a temporada de previsões para 2011. Nos próximos dias já poderemos saber, pelas manchetes das revistas de celebridades, quem vai casar em 2011, quem vai se separar, quem vai ter filho, etc.

Desprovido de poderes sobrenaturais, vou aqui enunciar algumas previsões para o quadriênio 2011 - 2014:

- Inflação. Vai voltar. Pode ser que não volte em patamares pré-plano Real, mas voltará a ficar acima de 20% ao ano. Como fizeram os hermanos argentinos, as autoridades brasileiras já anunciam para 2011 a desidratação do índice oficial de inflação. Ou seja, a inflação anual da economia real será superior a 20%, mas o índice oficial a mostrará em torno de 5%. Parece que a maioria das pessoas ainda não se deu conta disso, mas o IGPM acumulado de jan a out de 2010 está em 9%.

- Poupança social. Haverá um calote parcial na dívida interna (o nosso dinheiro das aplicações financeiras). O calote virá revestido de um nome pomposo, como poupança social, e a justificativa dos governantes será a seguinte: "os especuladores já ganharam muito dinheiro com os juros altos, agora chegou a hora de dividir um pouco com o povo".

- Carga tributária - até 2014 deverá ser uns 3% maior do que é hoje em relação ao PIB. Este aumento de carga tributária será acompanhado de anúncios de que nunca na istória um governo reduziu tanto a carga tributária.

- Copa do mundo. A copa de 2014 será a mais superfaturada da história das copas. Em 2014 bilhões de reais terão sido transferidos do patrimônio público para o patrimonio privado de meia-dúzia de "amigos" do poder.

- Propriedade privada. Enquanto recursos públicos são transferidos em montantes ciclópicos para patrimônios privados, a propriedade privada seguirá sob ataque. No congresso haverá tentativas de aprovar medidas de relativização da propriedade privada. Como a maioria das pessoas vive em cidades, o primeiro alvo será a propriedade rural. É possível que tentem criar um limite para a propriedade, além do qual o excedente será desapropriado para a reforma agrária.

- Trem-bala. Após alguns bilhões de reais serem torrados, o projeto será abandonado. Os discursos, contudo, não serão menos triunfalistas.

- Liberdade de imprensa. Até 2014 estarão implantados os primeiros elementos legislativos para permitir o tal "controle social da mídia".

- Infraestrutura. Salvo algumas obras emergenciais para a copa, a infraestrutura do país continuará, em 2014, como é hoje - ruim, acanhada e mal conservada.

- Educação. Em 2014 os alunos sairão da escola sabendo apenas que ricos são maus e pobres são bons. Ah, também saberão em quem devem votar.

- Segurança pública. Em 2014 o númeor de mortes por 100 mil habitantes será maior do que é hoje. Espero não estar entre as vítimas.

- Silvio Santos. Em 2014 continuará sendo muito rico, e ninguém mais se lembrará do problema do Banco PAnamericano.

Mão Dinah acertou apenas uma de suas previsões - a morte dos Mamonas Assassinas - e virou uma espécie de oráculo nacional. Se eu acertar a metade das previsões acima deveria ser reconhecido como reencarnação de Nostradamus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário