Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O terrorismo venceu...

Não, não estou falando sobre o resultado da eleição no Brasil, já que o blog se encontra em recesso sobre assuntos de política nacional. Estou falando sobre a questão EUA X terrorismo.

Entendo que o terrorismo venceu porque os terroristas conseguiram mudar muitas coisas na vida dos americanos. Mesmo que nunca mais ocorra um outro 11 de setembro, a rotina dos americanos nunca mais será a mesma.

Há muitas questões de redução de liberdades, invasão de privacidade, redução de direitos, etc. que, apesar de relevantes, não conheço em profundidade para comentar.
Mas conheço, porque uso, o stress em que se transformou viajar de avião nos EUA, para os americanos e para todos os que lá visitam. E pior, o que já existe em termos de segurança é só o começo, daqui alguns anos será muito pior. Em alguma caverna no norte do Paquistão os terroristas devem saborear diariamente o transtorno que conseguem causar na vida de milhões de passageiros. Da mesma forma, devem estudar as brechas ainda existentes no sistema de segurança, procurando identificar pontos vulneráveis por onde atacar novamente.

As filas para passar pelos procedimentos de segurança para ter acesso às áreas de embarque dos aeroportos são imensas. O “atendimento” do pessoal das equipes de segurança é, na melhor das hipóteses, grosseiro. Para eles, todos que por ali passam, são terroristas em potencial. Temos que tirar sapato, cinto, computador, relógio, tudo isto no meio de uma multidão nervosa, irritada e com pressa de chegar aos seus portões de embarque.

Vi que em alguns aeroportos americanos já há scanners que mostram o passageiro nu para os agentes de segurança. Há uma polêmica nos EUA sobre o uso desses scanners, mas é provável que em breve estejam em todos os aeroportos do país.

A agência de segurança aérea americana (TSA) inspeciona malas de passageiros em base de amostragem. A amostra deve ser bem grande, já que realizei apenas dois vôos internos nos EUA (um de ida e outro de volta) e minha mala caiu na “amostragem” nos dois vôos. No vôo de ida eles apenas arrebentaram a fechadura, mas a mala ainda ficou em condições de uso (apesar de não poder ser mais trancada). Já no vôo de volta o procedimento de segurança foi mais “rigoroso” – a mala foi literalmente destruída, e chegou ao Brasil em frangalhos, que eram mantidos unidos com pedaços de fita adesiva contendo o logotipo da TSA...Mas não bastou destruir a mala. Destruíram todos os itens de maquiagem da minha esposa que estavam dentro da mala. Não subtraíram nada, estava tudo lá, mas todos os itens estavam destruídos, incluindo itens novos que ela comprou durante a viagem e que não havia utilizado. Mas não bastou destruírem as maquiagens, esvaziaram os tubos de xampu, dentro da própria mala...

Enfim, considerando a perda da mala (nova), das maquiagens e dos xampus, um prejuízo de algumas centenas de dólares. A conta vai para quem? Para o Bin Laden e sua trupe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário