Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Servidores públicos...

Convivemos bovinamente com um monstro que abocanha todo o dia 40% do nosso suor em troca de nada. Bovinos que somos, vamos levando (literalmente)como se nada estivésse acontecendo.

Um exemplo antigo, mas extremamente válido, de como este monstro não aferece nada em troca do que arranca da gente vem do final do século XIX. Pouca gete conhece, afinal além de bovinos também somos ignorantes em história.

Em 1897 revolucionários gaúchos liderados por Gumercindo Saraiva iniciaram marcha em direção ao Rio de Janeiro. Queriam derubar o governo.

Enquanto os revolucionário se aproximavam de Curitiba, o que fizeram os governantes e membros do poder público para proteger a cidade?

Nada. Pior, se mandaram, a começar pelo governador,levaram consigo a força pública, e abandonaram a cidade à sua própria sorte.

Qual era a perspectiva para uma cidade invadida naquela época? Saques, estupros, depredação e violência desenfreada.

Na iminência da invasão lideranças empresariais da cidade se reuniram com os revolucionários e negociaram condições para evitar saques, estupros e violências. Cidadãos e revolucionários cumpriram sua parte do trato.

Os revolucionários ficaram um tempo em Curitiba, e acho que esta parada até contribui para reduzir seu ímpeto revolucionário. As forças rebeldes acabaram se exaurindo próximo à fronteira com São Paulo, e iniciaram a retirada em direção ao Rio Grande do Sul.

Uma vez que os revolucionários abandonaram a cidade, os governantes e autoridades voltaram e ... mandaram prender e matar as lideranças empresariais que haviam salvado a cidade. O Barão do Serro Azul, presidente da Associação Comercial do Paraná, foi uma das vítimas.

Mais de 110% anos depois o poder público continua a agir da mesma forma - nos sangra e nos abandona à própria sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário