Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jihad

O jornal O Globo está em guerra contra os blogueiros anônimos.

Eu nunca consigo esquecer da cena onde Roberto Jefferson narrava sua conversa com José Dirceu sobre o jornal O Globo. Dirceu teria dito: "esse eu controlo".

Mas voltando à questão dos blogueiros anônimos - historicamente as mídias tradicionais (TV, rádio e impressa) exerceram o monopólio da informação. Se as fontes de informação estão em poucas mãos, a "mercadoria" possui preço alto. A "notícia" pode sair ao gosto do freguês, mas vai cutar caro.

Os petralhas dizem mais ou menos a mesma coisa da mídia (ingratos). Ao contrário dêles, não quero que as empresas sejam exterminadas. Ela que sigam o caminho que escolheram, o da irrelevância.

Mas eis que surgem os blogueiros e o monopólio da informação começa a ser quebrado. Cada vez mais o que a mídia tradicional diz tende a se tornar irrelevante. As pessoas que desejam ser efetivamente informadas, recorrem a internet e, muitas delas, aos blogs.

A mídia tradicional está vendo a galinha dos ovos de ouro morrer. E não vai aceitar isto pacificamente. Afinal, pretendem continuar sua missão de imbecilização coletiva.

Os blogueiros anônimos são apenas o primeiro alvo nesta guerra. São mais "atacáveis" por serem anônimos. "Somos contra o anonimato" dizem os falsos moralistas.

Ora, por que somos anônimos?

Somos anônimos porque determinado partido, com o apoio da mídia tradicional, enfraqueceu os pilares da nossa democracia. Atualmente, aqueles que criticam governantes na democracia de faz de conta correm o risco de receber a visita das isntituições do estado. O anonimato é uma tentativa de se proteger.

Não sou profeta mas creio que o avanço da internet é irreversível, assim como irreversível é o declínio na mídia tradicional. O futuro dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário