Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sim, mas à distância

Seguem trechos de texto do Rodrigo Constantino. Volto ao final.

"O mundo parece habitado cada vez mais por “almas sensíveis”. O que seria isso? São pessoas covardes, quase sempre membros da “elite culpada”, normalmente desfrutando do conforto que somente o capitalismo ocidental pode oferecer, e pregando diversas bandeiras “nobres” para se sentir moralmente superiores. Vamos salvar as baleias! Vamos salvar as tartarugas! Vamos salvar os ratos! Vamos salvar os mosquitos da dengue! Ops, talvez eu tenha exagerado um pouco. Mas o fato é que essa gente não encontra limites para suas causas “politicamente corretas”.

Só mesmo alguém que vive no conforto das cidades modernas poderia se dar ao luxo de lutar pelas raposas. Quem vive feito nômade no frio, sem calefação alimentada pelo “maldito” petróleo, daria um bom trocado para ter um casaco de pele que o aquecesse no inverno. Sim, a revolução industrial, também tão condenada pela esquerda, avançou a ponto de permitir o uso de pele sintética. Não é fantástico? Claro que sim. Mas nem por isso vamos repudiar aqueles que não colocam a vida das raposas no topo de sua hierarquia de valores. E também não vamos condenar o “ouro negro” enquanto usufruímos de sua imensa utilidade. No meu dicionário, isso se chama hipocrisia. Viu, Al Gore?

A maioria dos “eco-chatos” não anda de bicicleta para cima e para baixo, nem vive sem ar condicionado. Seria pedir demais. Eles idolatram a vida “natural”, reverenciam a “mãe natureza”, mas bem de longe. Afinal, como são bons esses avanços artificiais que as empresas em busca de lucro criaram! Elogiar o Jardim do Éden sob o refresco de um aparelho moderno de ar condicionado é fácil; difícil é enfrentar a mosquitada no baita calor da selva, sem um mísero ventilador e tendo que se defender de tudo que é bicho selvagem! Algumas pessoas, ao que parece, levaram muito a sério a antropomorfização dos bichos, que vemos nos filmes da Disney e Dreamworks. Correm o risco de se apaixonar por uma ovelha, como no filme de Woody Allen (ao menos o nível da conversa seria adequado)."


Retorno
:

O mesmo vale para os nossos comunistas modernos - são defensores do comunismo mas não abrem mão das comodidades do capitalismo:

- Oscar Niemeyer é comunista? Sim, mas a partir do conforto do seu triplex na Vieira Souto;

- Chico Buarque é comunista? Sim, mas a partir do conforto do seu apartamento na Champs Elysees em Paris;

- Paulo Bety é comunista? Sim, mas desde que com um bom contrato com a Globo debaixo do braço.

- Ricardo Boechat é comunista? Sim, mas a partir do conforto dos estúdios da Bandeirantes e da BandNews.

Assim é fácil. Quero ver comunista ir viver no paraíso, morar em Cuba ou na Coréia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário