Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A história

Em 1492 Colombo aportou na América. Aqui vivam milhões de nativos, em diversos graus de civilização, havendo alguns povos bastante evoluídos, como Astecas e Incas. Os nativos não sabiam disto, mas a partir daquele momento sua existência e seu modo de vida estavam condenados. Os nativos não estavam preparados para aquele novo tipo de adversário. Não teriam chance. Contudo, seriam necessários alguns séculos para que o extermínio fosse completado.

Naquele momento, e nos momentos imediatamente subseqüentes, provavelmente os nativos não perceberam os europeus como uma ameaça, afinal eles, nativos, eram mais numerosos. Perceberam, no máximo, como mais um participante do jogo.

Quando o confronto começou para valer, muitos grupos de nativos se colocaram ao lado dos europeus, ajudando a exterminar seus rivais locais. Com esta aliança, estes grupos de nativos se sentiram tranqüilos, teriam sua existência e seus interesses preservados, afinal eram amigos dos brancos. Contudo, eles apenas facilitaram o trabalho dos brancos. Ajudaram a exterminar outros grupos de nativos e, quando estes outros grupos já não representavam mais ameaça, os brancos se voltaram contra aqueles que até ali eram os “amigos”. Para terminar o serviço.

Vencidos os nativos, o branco dominou o continente, e está aí até hoje. Está ameaçado (regime de cotas), mas sua posição só será efetivamente colocada em cheque quando chegar um povo mais poderoso para dominar o espaço como, possivelmente, o povo chinês. Aí, um dia, chegará algum povo mais poderoso que o chinês, e assim por diante.

Em 1980 Lula e companheiros fundaram o PT. Diversos partidos políticos já existiam no cenário local. Os partidos, e seus membros, não sabiam disso mas a partir daquele momento sua existência e seu modo de fazer política estavam condenados. Os partidos tradicionais não estavam preparados para aquele novo tipo de adversário. Não teriam chance. Contudo, seriam necessárias algumas décadas para que o extermínio fosse completado.

Naquele momento, e nos momentos imediatamente subseqüentes, provavelmente os outros partidos não perceberam o PT como uma ameaça, afinal eles, os outros partidos, eram mais numerosos, mais fortes e mais estruturados. Perceberam, no máximo, como mais um participante do jogo.

Quando o confronto começou para valer, muitos partidos tradicionais se colocaram ao lado dos petistas, ajudando a exterminar seus rivais locais. Com esta aliança, estes partidos tradicionais se sentiram tranqüilos, teriam sua existência e seus interesses preservados, afinal eram amigos dos petistas. Contudo, eles apenas facilitaram o trabalho dos petistas. Ajudaram a exterminar outros partidos e políticos e, quando estes outros não representavam mais ameaça, os petistas se voltaram contra aqueles que até ali eram os “amigos”. Para terminar o serviço.

Vencidos os partidos e os políticos, o PT dominou o país, até que um novo tipo de político, mais forte que os petistas, com uma nova forma de fazer política, se apresente para o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário